sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Magusto em Dia de S. Martinho

Desta vez o Verão de S. Martinho não apareceu, como de costume, para fazermos o nosso magusto no recreio da escola.
A chuva caiu intensamente durante todo o dia.
Apesar deste contratempo, não deixámos passar a data sem comermos umas castanhinhas, recordarmos a generosidade de S. Martinho, explorarmos a história da «Maria Castanha» usando o texto narrativo e o texto dramático e transpondo-o para banda desenhada, pintarmos desenhos alusivas à festividade, aprendermos canções e de fazermos a ilustração das mesmas e, como não podia deixar de ser, construirmos o nosso cartucho para as castanha...
Desta vez não fizémos o cartucho com papel de jornal pois é pouco resistente. Deste modo, e para ser mais colorido, foi feito de cartolina vermelha, laranja, preta..., usando o modelo tradicional, mas decorando-o depois com o desenho de um vendedor de castanhas pintado por cada um de nós e com uma das canções que aprendemos hoje e cuja letra foi escrita pela nossa professora.








As castanhas foram simpaticamente assadas nos fornos do Restaurante Pedro dos Leitões pois a mãe da nossa colega Mafalda do 3º ano disponibilizou o espaço e serviço para que fosse possível concretizar esta atividade de convívio de tão longínqua tradição.
À tarde, logo que as castanhas chegaram, reunimo-nos todos no salão para saborearmos as castanhas assadas.



De cartuchos na mão, cada um de nós recebia da sua professora ou professor as saborosas castanhas que iamos descascando e comendo em alegre convívio.




Sem comentários:

Enviar um comentário