terça-feira, 18 de outubro de 2011

Projeto - Do grão ao pão

Este ano, o pão foi o alimento da Roda dos Alimentos escolhido para o nosso projeto.
Sendo uma das «4 Maravilhas da Mealhada», integra-se numa das grandes fatias da Roda, mostrando quanto é importante e indispensável na nossa alimentação diária, pois é  rico em hidratos de carbono, tornando-se numa fonte de energia e num regulador do trânsito intestinal.
Reforçando a ideia de que o pão tem de fazer parte da nossa alimentação diária, o já famoso nutricionista mealhadense, Dr. João Breda, afirma que «não comer pão é não ter uma alimentação saudável» e que para «as crianças é muito importante um bom pequeno almoço onde o pão escuro, com fibras, é o mais rico».
Numa tentativa de transmitir e educar as nossas crianças para o consumo diário do pão, iniciámos o nosso projeto com uma atividade motivadora - o fabrico de pão na escola.
Os alunos começaram por, junto de familiares e amigos mais idosos, recolher informação do modo de confeção do pão caseiro da Mealhada.
Das diversas receitas recolhidas foi selecionada a usada pela antiga padeira Graciete Coleta, que já herdou a receita e a profissão de sua mãe, Anunciação.


  
Receita do Pão da Mealhada

Ingredientes:
  • 10 kg de farinha de trigo
  • 150 a 200 g de fermento de padeiro
  • 4 mãos cheias de sal
  • 1,5 a 2 litros de água morna

Confeção:

Coloca-se a farinha num alguidar de barro, abre-se um buraco no meio, põe-se o fermento já com o sal dissolvido na água e vai-se misturando a farinha.
Envolve-se bem a farinha com a mistura do fermento e amassa-se.
Vira-se e bate-se a massa várias vezes indo depois a levedar durante cerca de 2 horas. Antes de por a massa a levedar deve fazer-se uma cruz na mesma e dizer:

"S. Mamede te levede,
S. Vicente te acrescente,
O Senhor te ponha a virtude
Que eu da minha parte fiz o que pude."

Polvilha-se com farinha e cobre-se com tendal e cobertor.
A massa só está lêveda quando, ao levantar, fica rendada.
Tende-se o pão e põe-se em tabuleiros forrados com tendal (panos brancos), polvilhado com farinha.
Enquanto isso, o forno deve ser aquecido com vides. Depois destas ardidas, retira-se o brasido e a borralha do lar do forno, com um rodo.
Põem-se os pães na pá polvilhada, dão-se dois cortes em cruz com uma tesoura e vão ao forno cerca de 15 minutos até ficarem cozidos.
Retiram-se do forno com a pá.

Envolvendo a comunidade educativa, ontem, dia 17 de outubro, pela manhã, começou por se preparar a massa.
A professora Graça Melo relembrou quais os ingredientes necessários à confeção do pão e começou por colocar a farinha de trigo no alguidar de barro.

De seguida, dissolveu o fermento e o sal em água morna e virou essa mistura para um buraco que tinha feito no meio da farinha.



Aos poucos foi envolvendo bem os ingredientes.


Depois de bem envolvidos, amassou e bateu a massa.


Depois de bem amassada, polvilhou-a de farinha para não se agarrar ao alguidar, fez uma cruz na massa e abençoou-a com uma ladaínha antiga.
Cobriram-se os alguidares com os tendais e mantas para que a massa pudésse descansar e assim levedar durante 2horas.



À tarde...já no Parque da Cidade, acendeu-se o forno comunitário com vides de videira e deixou-se arder.
Preparados já estavam o rodo e a pá.


Enquanto se preparava o forno, tendeu-se o pão e espalhou-se sobre os tendais polvilhados de farinha.
A satisfação estava bem visível na expressão de cada participante.


A massa tomava forma e os alunos revelavam-se atentos a todo o processo.


Agora dava-se umas tesouradas em cruz na massa e está tudo pronto para enfornar.


Do lar do forno já foi retirado com o rodo o resto do brasido e varrida a borralha.
Polvilha-se a pá com farinha e coloca-se um pão de cada vez em cima dela.




O pão é metido ao forno.



Depois de esperarmos 20 minutos o pão está cozido e começa a sair do forno.


Tinha bom aspeto e estavamos todos desejosos de prová-lo, mas teríamos de esperar porque havia outra fornada para cozer.

Esta foi a primeira fornada cozida.
A prova só acontecerá quando estiverem os meninos da escola todos juntos.

Depois,... virá todo o trabalho desenvolvido em sala de aula...

Hoje, os alunos do 4ºA trabalharam a área vocabular de Pão, depois separaram-nas essaspalavras por classes, formaram famílias de palavras, selecionaram as palavras novas que vieram enriquecer o seu vocabulário, procuraram e regitaram o significado de cada uma delas e ordenaram sequencialmente as ações.
Todo este trabalho irá ajudar na construção de texto.

Noutras salas, outros trabalhos se desenvolveram e desenvolverão à volta desta temática, de uma forma interdisciplinar.
Também provámos o pão e...estava delicioso!

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