quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Cantar das Janeiras

Recordando os meus tempos de garota ( Ai que saudades!), lá vou mantendo a tradição do «Cantar das Janeiras», mas agora de um modo bem diferente...Naquele tempo de menina não havia fronteiras. A pequenada da rua juntava-se um pouco antes do jantar para combinar a hora de iniciar o cantar das Janeiras e, nesse mesmo momento, recordava e ensaiava as quadras que iria cantar mais ou menos afinados. Depois, cada um ia comer rapidamente para logo de seguida percorrermos as casas da vizinhança dando as Boas Festas e esperando em troca umas moedinhas, uns frutos secos ou uma chouriça tirada do fumeiro, que naquele tempo ainda as havia em todas as casas, e bem saborosas!... Por ali  andávamos até às 9 ou 10 da noite sem que o perigo espreitasse. No fim, lá íamos repartir irmãmente as ofertas e regressávamos às nossas casas com vontade de repetir a façanha no dia seguinte.
Agora a tradição ainda vai dando uns passitos, graças à carolice de alguns professores que não querem que se percam estes costumes tão populares.
Elaboram-se coroas para que os alunos se sintam reis por um dia, ensaiam-se umas músicas alusivas à quadra, espreita-se a núvem para ver se não nos prega uma partida e lá se vai cumprir a tradição de uma forma adaptada aos novos tempos.





Sem comentários:

Enviar um comentário