quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Calendário do Advento

O Calendário do Advento é uma tradição alemã que remonta ao início do século XIX e tinha como objetivo a contagem decrescente até ao Natal. Nessa época, a contagem era feita com um simples risco de giz na porta, em cada dia, desde o primeiro dia de dezembro.
Algumas famílias faziam essa contagem acendendo uma vela em cada um dos quatro domingos que antecedem o Natal; outras penduravam um santinho, na parede, em cada dia, até chegar o Natal. As velas também poderiam ser colocadas numa estrutura a que chamavam «Relógio do Advento».
O primeiro calendário de Advento impresso foi produzido em Hamburgo, em 1902 ou 1903.
Em 1908, o pároco Gerhard Lang fez 24 figurinhas coloridas que foram impressas em 24 janelinhas, numeradas de 1 a 24, surgindo o primeiro «Calendário de Advento» impresso e que deu origem aos atuais «Calendários de Advento» que hoje se comercializam a partir do mês de novembro, para delícia da pequenada e até de adultos.
Começando no dia 1 de dezembro, a janela alusiva a cada dia vai sendo progressivamente aberta e ofertando uma surpresa que poderá passar por uma gravura alusiva ao nascimento de Jesus ou à festa de Natal, um pequeno chocolate ou doce ou ainda uma mensagem de Natal.
A globalização e a abertura dos mercados leva-nos a conhecer outras tradições e até a adotá-las e esta é uma das que começa a adquirir novos adeptos, pois o Advento põe-nos sempre muito ansiosos e em contagem regressiva à espera daquela noite em que a família se reúne para partilhar uma ceia, recordações e alegrias de reencontros.`
Há trinta anos, desde que fui mãe pela primeira vez, que procurava o «Calendário de Advento» para a minha filha Margarida fazer essa contagem regressiva até ao Natal ,de uma forma mais animada. Com o nascimento da Marta e do Rodrigo passou a comprar-se um para cada um deles, cumprindo-se sempre o ritual. De vez em quando lá surgia um assalto ao calendário do outro, mas tudo se resolvia.
Este ano, apesar dos meus filhos serem todos adultos, a tradição manteve-se embora com um calendário comum aos três. Em cada bolsinho coloquei três chocolates de natal e, com a mesma satisfação de sempre, todos os dias a Margarida, a Marta e o Rodrigo lá iam procurar as fantasias de natal...
 


No dia 1 de dezembro a Margarida foi surpreendida com um molhinho de 4 retangulozinho de chocolate e...



...parece que lhe agradou...

... principalmente depois da degustação.
Que bom que é sermos ainda um pouco crianças felizes...

Sem comentários:

Enviar um comentário